Cineastas “Espíritas”
- Colunas
- 18/03/2024
- 6 min
- 422
Sidney Fernandes
Cineastas descobriram um extraordinário filão atrativo e passaram a realizar filmes e séries, em produções caríssimas, que tratam de fenômenos paranormais, episódios mediúnicos, processos obsessivos, comunicabilidade com os mortos e suas interferências na vida dos vivos. Tratam tranquilamente dos temas reencarnação, protetores espirituais, destino dos que morreram, justiça divina, lei de causa e efeito e outros. Leitores que estão habituados à leitura de respeitáveis obras espíritas vão ter a impressão de que os textos abaixo delas foram retirados. Na verdade, estamos diante de criações de competentes roteiristas que parecem ter estudado a fenomenologia espírita.
Espíritos que morreram e permanecem na crosta terrena, sem ter consciência disso; vingadores e obsessores, apegados à matéria, perturbam e prejudicam os vivos; espíritos elevados têm força magnética e protegem os que fazem o bem; espíritos vingativos e ressentidos provocam atmosfera desagradável; os que cultivaram o bem, durante a vida na Terra, gozam de agradável vida espiritual; desdobramentos espirituais, sonhos, regressões ao passado, estímulo ao perdão e à compreensão ocorrem com frequência; existe um local provisório destinado à adaptação dos que morrem, antes de partirem para o plano espiritual; suicidas adiam, por tempo indeterminado, o reencontro com entes queridos; existem médiuns videntes e mortos que se confundem com vivos, mortos que não acreditam que estão mortos, inconformação com a morte e vivos apegados aos que partiram.
Vendo esses filmes e séries, não temos a sensação de estar diante de cineastas que, com base em suas próprias filosofias, mesmo sem terem conhecimento da literatura espírita, com base em suas próprias ideologias, estão divulgando a fenomenologia estudada pelo Espiritismo?
Inspirações espirituais começam a conduzir as ações de artistas, roteiristas e diretores, trazendo a nós, os que nos desviamos do bem, novos alertas e elementos de convicção, convidando-nos a voltar a vivenciar os preceitos e exemplos do Mestre Jesus.