O que é Moratória Espiritual?
- Doutrina Espirita
- 14/01/2026
- 11 min
- 21

O sonho é ter tudo resolvido
Com o passar do tempo pela vida
A casca da ferida se formando
A cicatriz na pele do futuro
(Viagem Passageira, Gilberto Gil)
De acordo com o dicionário, moratória é “dilação do prazo de quitação de uma dívida, concedida pelo credor ao devedor para que este possa cumprir a obrigação além do dia do vencimento”.
Dessa forma, podemos considerar a moratória um benefício?
De um lado, a resposta é positiva porque oferece uma chance a mais para o devedor. De outro, demonstra que continua em débito e que terá que “se virar” para pagar a dívida. Portanto, não se trata de perdão de uma dívida, mas extensão de prazo para o devedor tomar um fôlego e, a depender de seus esforços e resultados, conseguir pagá-la.
E a Moratória Espiritual?
Importante essa reflexão porque ouvimos recorrentemente confrades espíritas interpretando de forma equivocada seu significado, resumindo-o a uma benção divina objetivando o prolongamento da vida na Terra como se isso, por si só, fosse o maior “presente” de Deus, o que evidencia, evidentemente, um forte apego à matéria, em flagrante oposição aos ensinamentos da Doutrina Espírita que, por meio dos espíritos superiores, elucida que a verdadeira vida é a espiritual, pois que é a original, a verdadeira, a sem fim.
Devemos, por isso, celebrar nosso retorno ao mundo espiritual, deixando para trás a cadeia da reencarnação? Sim, pois a desencarnação é a libertação do espírito do jugo da carne. O contrário é apego.
Mas infelizmente ainda não nos encontramos espiritualizados a ponto de enxergar os fatos dessa maneira, tampouco nos sentimos completamente realizados no cumprimento dos deveres para os quais fomos designados a cumprir frente ao planejamento espiritual.
Quase sempre sentimos que, ao deixar esse mundo, muita coisa para ficaria para trás, situações pendentes de solução, como diz, aliás, a belíssima composição de Gilberto Gil, na voz de cristal da inesquecível Gal Costa: “o sonho é ver tudo resolvido com o passar do tempo pela vida”, canção que faz uma profunda reflexão sobre o final da vida na Terra.
Diante disso tudo, como podemos definir Moratória espiritual:
“é a prorrogação da vida física concedida pela Providência Divina em casos especiais, permitindo ao espírito mais tempo para aprender, resgatar dívidas, reconciliar laços, prolongando a encarnação por misericórdia, não sendo um privilégio, mas uma oportunidade para evolução, frequentemente envolvendo auxílio de espíritos benfeitores e a aplicação de fluidos vitais para estender a existência material”.
Em resumo:
- Prorrogação da Vida: Uma dilação do tempo previsto para o fim da encarnação, estendendo a vida material.
- Concessão Divina: Um ato de misericórdia e amor de Deus para permitir maior progresso.
- Condições Específicas: Concedida quando há benefício espiritual ou para a resolução de assuntos urgentes e valiosos.
Como acontece:
- Melhora Física: Um corpo enfraquecido pode receber fluidos vitais para prolongar a vida, facilitando a recuperação e o aprendizado.
- Resgate de Dívidas: O tempo extra permite ao espírito lidar com expiações de forma mais equilibrada, sem sucumbir.
- Trabalho de Auxílio: Vidas prolongadas para realizar tarefas de valor para a família ou o próximo, como reconciliação ou reconciliação familiar.
Fernando Rossit
Bibliografia de apoio:
-Reformador – Rogério Migues, 2014
-O Consolador, 26/10/2013
-Hevelin Freire, publicação no instagram




