Anatomia Da Dor

Sidney Fernandes

EXEMPLO DE GRANDEZA

Christo Brand tornou-se carcereiro em 1978, na penitenciária de Robben Island, África do Sul, nas proximidades da Cidade do Cabo. Foi avisado de que a prisão de segurança máxima abrigava um terrorista perigoso: Nelson Mandela, que lá passou 27 anos detido, sob o regime do apartheid.

Em 2018, de passagem pelo Brasil, Brand contou como o abraço entre Mandela e sua neta Zoleka, então um bebê de quatro meses, transformou a relação dura entre um presidiário e um guarda, em relação de amizade, que durou até o fim da vida do ex-presidente sul-africano, morto em 2013.

A história começou quando Winnie Mandela, então esposa de Nelson, tentou levar a neta para que ele a conhecesse, ainda no cárcere. O plano deu errado. No entanto, um estratagema criado por Brand e seu supervisor ajudou Mandela a conhecer a neta. Nem mesmo Winnie ficou sabendo que o avô havia conhecido a criança, pois ela ficara isolada numa sala, enquanto Brand, rapidamente, colocou Zoleka nos braços de Mandela e, em seguida, levou a criança de volta para a avó.

Essa atitude, e muitas conversas entre Mandela e Brand — que aprendera, desde criança, com o pai, a não julgar as pessoas pela raça ou cor da pele —, fizeram nascer sinceros laços de amizade entre ambos.

Em 2010, ao celebrar o 20º aniversário de sua libertação da prisão, Mandela promoveu um jantar com familiares e amigos. A amizade com Brand não foi esquecida. Christo Brand, um dos carcereiros de Robben Island, foi convidado a sentar-se ao lado do presidente negro da África do Sul.

A grandeza de Mandela até hoje é assunto da mídia mundial e serve de exemplo de dignidade. O homem que passou 27 anos numa prisão mostrou que, mesmo com o poder que então detinha como presidente, humanizou o reencontro com seu carcereiro.

Pessoas com essa imensa grandeza, que não guardam mágoas, que continuam acreditando na empatia, na solidariedade e no respeito à vida e ao semelhante, são aquelas que conseguem limpar-se de máculas antigas e dão vigorosos passos em direção ao equilíbrio físico e espiritual.

CONTINUA NA PARTE 9