Revendo a História do Espiritismo

Sidney Fernandes

PARTE 1

Aquele que conhecesse sobre o magnetismo terrestre apenas o jogo dos pequenos patinhos imantados, que se faz manobrar sobre a água de uma bacia, dificilmente poderia compreender que esse brinquedo encerra o segredo do mecanismo do Universo e do movimento dos mundos. O mesmo ocorre com aquele que conhece sobre o Espiritismo apenas o movimento das mesas.

Allan Kardec

O princípio

É possível saber quando ocorreu a primeira comunicação do homem encarnado com o mundo invisível? Sim, sem dúvida, para os altos mandatários da Terra; não para nós, meros mortais.

Costumamos tomar como provável início das manifestações dos mortos a data de 31 de março de 1848, quando irromperam os incidentes de Hydesville, típico vilarejo do Estado de Nova Iorque, localizado a aproximadamente trinta quilômetros da cidade de Rochester. No entanto, com ligeiro estudo sobre o assunto é possível encontrar personagens, pesquisadores e sensitivos desde tempos imemoriais.

O homem vai conhecendo as origens dos fenômenos e dos ensinamentos dos espíritos, de forma gradativa e segura, para não incorrer em erros do passado de adulteração e compreensão indevidas, compreendendo cada coisa no seu devido tempo.

Com os nossos estudos, ainda que, por enquanto incompletos, estamos cultivando as sementes da verdade, que um dia vão frutificar, de acordo com nossa capacidade de entendimento.

A comunicabilidade com os espíritos ocorreu em todas as culturas ao longo da história. Não obstante negada, incompreendida, proibida e amaldiçoada, nenhum povo dela foi privado, de forma intuitiva ou ostensiva. A conquista do pensamento contínuo possibilitou o surgimento da intuição e o desprendimento do corpo perispiritual do homem, então ainda primitivo.

-CONTINUA NA PARTE 2-