Vivências Marcantes
- Colunas
- 18/12/2023
- 13 min
- 337
– Orson Peter Carrara
Em iniciativa que já alcançou dozes edições – sem ser anual –, o Centro Espírita Allan Kardec, tradicional e referencial instituição situada em Campinas (SP), na conhecida Av. Irmã Serafina, o Festival do Livro vem se firmando com um grande evento de referência doutrinária.
Agregando, muito além da divulgação em si do livro espírita – expostos por autores, por temas ou por linhas de interesse ou estudo e mesmo por editoras – o evento concentra também várias outras atividades paralelas que vão acontecendo simultaneamente à visitação do público na busca dos títulos de seu interesse, aos lançamentos e mesmo a saudável convivência e interação de pessoas e instituições que ali se encontram e se confraternizam, nos inestimáveis diálogos sempre tão construtivos.
Entrevistas, autógrafos, palestras, mesas redondas, exposições, ali vão acontecendo, paralelamente. E isso é altamente motivador. Autores e palestrantes ali se reúnem em eventos doutrinários para expansão do pensamento espírita. Seja pelos temas de exposição individual, sempre tão variados e oportunos, seja pelas oportunidades coletivas no debate das ideias. E mesmo também nas apresentações artísticas, presentes para abrilhantar o evento.
Há que se destacar a organização impecável da iniciativa, aliada ao elevado número de voluntários que ali se movimenta, unindo equipes que vão desde a alimentação, estacionamento, programação, estrutura logística e tecnológica, recepção, entre outras.
O local escolhido em 2023 foi a Academia de Cadetes, um local amplo, arejado, com bastante espaço e uma estrutura invejável para eventos de grande público.
Nem todas as abordagens foram gravadas, pois foram muitas. Pequenas entrevistas ainda serão disponibilizadas e o conteúdo total do chamado “Pinga-fogo” , este sim, já disponível para pesquisa e conhecimento do público. Cinco convidados que também expuseram seus temas isoladamente, estiveram reunidos por duas horas, respondendo perguntas do público.
Você poderá encontrar:
1 – Vídeo na íntegra no canal CEAK Campinas, cujo vídeo pode ser acessado pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=iNXWq33PygM Com participação de Marco Milani, Silvio Seno Chibeni, Otaciro Rangel Nascimento, Alexandre Fonseca e Orson Peter Carrara.
2 – Playlist de recortes com as perguntas separadas – são 18 recortes compactos, que podem ser encontrados no canal Instituto Cairbar Schutel ou pelo link:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL5SEgbeG4-DGPkeaN56N2NyTpEqMTrReI
Vale destacar a importância desses eventos, carinhosamente organizados, bem planejados, que permitem a expansão do pensamento espírita. No caso é iniciativa de uma instituição de porte grande, numa cidade importante do estado, mas que qualquer cidade ou instituição também pode organizar, motivando seus integrantes e atraindo atenção de outras pessoas interessadas. Essa movimentação é muito saudável e os resultados são sempre estimulares ao estudo e compreensão da Doutrina Espírita.
Em números o evento pode assim ser traduzido:
- 400 voluntários
- 2 mil visitantes
- 4,5 mil livros vendidos
- 580 participantes nos eventos agregados
- 18 horas de atividades simultâneas, entre elas a Exposição de Manuscritos e documentos de Kardec, em belíssimo acervo.
A próxima edição está programada para 2025. E será interessante também que o leitor veja o compacto vídeo de seis minutos que resumem com informações, depoimentos e mini-entrevistas o que foi o Festival do Livro
Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=SMdxPSOYu-s&list=PLFirD4Ud5UMzoNo0jPU-wsmgqGhzXfHq_&index=2&t=2s
É o vídeo de resultados de 2023. A beleza das imagens, com os voluntários felizes, as capas dos livros expostos e toda a dinâmica movimentação, inclusive o Espaço do Autor oferece uma ideia da grandeza do evento. Acesse para ver.
Nosso dever é colocar esse tesouro de conhecimentos à disposição do público. Afinal, a clareza, atualidade e grandeza do Espiritismo leva conforto, distribui orientação, consola e atende aos anseios da inteligência e do sentimento.
Trabalhar no bem só bem estar nos traz.
Para concluir, se você pesquisar no próprio canal do CEAK Campinas encontrará também os vídeos e entrevistas antes exibidos e divulgados para conhecer a amplidão do trabalho.
Fica nossa sugestão.