Nada na Vida Tem Mais Valor que Um Bom Coração

simplicidade1

Tonica: Mulher de Sucesso, Vitoriosa.

Ontem encontrei uma amiga de muitos anos. Trata-se de Tonica, nossa ex-faxineira de empresa terceirizada da empresa que trabalho. Trabalhou conosco durante 12 anos.

Hoje encontra-se aposentada ganhando um salário mínimo. Mora sozinha, mas nunca sentiu-se só. Mãe solteira, seu único filho tornou-se sargento militar: seu orgulho! Mulher de sucesso, vitoriosa.

Tonica é feliz: adora música, ri às gargalhadas e é amiga de todos.

– Amo todos meus amigos, disse. E desfilou nomes de colegas de trabalho, demonstrando conhecer particularidades dos sentimentos de cada um. Disse-me, então: – Fernando, vivo o presente intensamente. Aprendi que o passado machuca demais e que o futuro não existe ainda. Neste momento estou feliz e é isso o que importa.

Abracei-a para a despedida e ela me perguntou que dia era meu aniversário, porque tem o hábito de orar por todos os amigos nesse dia. Como se o tempo parasse, estanquei junto com ele (o tempo). Voltando do transe, respondi: – amanhã…….. Tonica me abraçou e, novamente, o tempo parou.

– Eu te amo muito, disse.

E assim nos despedimos de novo. Tonica “sozinha” com seu presente feliz e eu com meu apego ao passado e ansioso com o amanhã.

……………………………………………………………..

Tenho aprendido muito com as pessoas simples, mas inteiras. É surpreendente como conseguem viver um dia após o outro como se viessem de lugar algum e não tivessem a menor noção para onde vão. Seguem, simplesmente, o fluxo natural da vida.

Muitas vezes, quando também são pobres, ganham dinheiro para as suas necessidades prementes, imediatas. Não ficam demasiadamente pensando no futuro.

Praticam, sem plena consciência, os ensinamentos de Jesus quando disse:

“Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.

(Mateus 6:31-34)

É muito mais fácil entender e se relacionar com pessoas simples, talvez justamente porque são descomplicadas. Pagamos um preço extremamente alto pelos nossos erros, preocupações, sentimento de culpa, crises de ansiedade, estresse, vaidades, arrogância, para depois concluirmos que “os dramas são muitos, mas os desastres são poucos”, como diz a música. Preocupamo-nos em excesso para depois descobrir que muitos problemas são resolvidos por si mesmos, sem sequer necessitar de nossa intervenção.

Estou convencido: nada na vida tem mais valor que um bom coração.

 

Fernando Rossit