Asas da Felicidade
- Colunas
- 12/08/2023
- 6 min
- 420

PARTE 6
Sidney Fernandes
Amai-vos e instruí-vos
Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo. Com essa épica exortação, o Espírito Verdade, em comunicação na Paris de 1860, chamou nossa atenção para as verdades da Revelação Cristã.
A felicidade alcançada pelo progresso intelectual logo dirá ao homem que ela somente será completa com o progresso moral. O Espiritismo, nesse estratégico momento da humanidade, saberá direcionar as criaturas para esse objetivo definitivo.
O homem espírita admite-se vaidoso e personalista, melindroso e egoísta. Porém, somente admitir tais imperfeições da alma pode ser somente movimento cerebral da inteligência iluminada pelo esclarecimento. Estar informado é a primeira etapa. Ser transformado é a etapa da maioridade.
Essas sábias palavras de Eurípedes Barsanulfo relembram a velha dicotomia do ser humano: ouvir com o cérebro, sem sentir com o coração. O estar informado do professor de Sacramento representa o exercício da intelectualidade. Nada ela acrescentará ao nosso esforço evolutivo, sem que a moral da transformação modifique o nosso comportamento.
Nivelamento de asas
Alerta-nos Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, que a superioridade moral nem sempre guarda proporção com a superioridade intelectual, sendo a recíproca verdadeira. Caminhar para o nivelamento das asas evolutivas depende, alerta o Codificador, da educação. A centelha divina que confere ao espírito o senso moral também lhe dá o alcance intelectual. É chegado o momento de adquirirmos novos hábitos, formar novos caracteres, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.
Sendo ele o primeiro desenvolvimento que desponta no homem civilizado, como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral? — pergunta Allan Kardec.
Respondem os espíritos:
— Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.
– Continua na parte 7 –