Jesus ou Cristo?

Sidney Fernandes

Quem foi Jesus? Simples camponês de aldeia pobre da Galileia? Revolucionário que desafiou romanos e sacerdotes?  Messias, Deus de Israel ou Filho do Altíssimo?

Qualquer documentação que eventualmente pudesse representar a memória ou histórico da época de Jesus desapareceu. Por isso, apesar de todas as buscas da arqueologia e da antropologia, há poucos indícios sobre a existência concreta do personagem mais importante da cultura ocidental. Não obstante, historiadores não têm dúvida quanto à existência de Jesus, por causa daquilo que eles chamam de múltipla confirmação. Quando muitos autores, que nunca se conheceram, nunca se leram, nunca se encontraram e nem se comunicaram fornecem as mesmas informações, frases, ditos e ideias, exatamente iguais entre si, sobre o mesmo personagem, estamos diante de sua confirmação histórica.

Richard Simonetti costumava dizer que o Espiritismo é Jesus que volta a falar-nos e que ele transcende a humanidade, pois não evoluiu para a perfeição a partir das experiências humanas. Já era um preposto de Deus quando a Terra se desprendeu do sol, há quatro bilhões e quinhentos milhões de anos. Tornou-se governador de nosso planeta, com a tarefa de conduzir espíritos em estágios evolutivos.

Diz Emmanuel, em A Caminho da Luz:

A grandeza da doutrina não reside na circunstância de o Evangelho ser de Marcos ou de Mateus, de Lucas ou de João; está na beleza imortal que se irradia de suas lições divinas, atravessando as idades e atraindo os corações. É que, portas a dentro do coração, só a essência deve prevalecer para as almas e, em se tratando das conquistas sublimadas da fé, a intuição tem de marchar à frente da razão, preludiando generosos e definitivos conhecimentos.

Encerremos com Richard Simonetti: O sentir é mais importante que o saber. No empenho pela construção de um mundo melhor, rios de tinta em torno da excelência dos textos evangélicos serão insignificantes diante de um coração capaz de sentir e vivenciar as excelências do amor preconizado e exemplificado por Jesus.