A Sogra de Simão

“Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-Lhe por ela. E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os” . (Lucas 4, 38 e 39)

Aqui o Mestre nos deixa uma lição ao mesmo tempo comum e fantástica. A cozinheira afia a faca para logo depois cortar, o professor bate o apagador para limpar a lousa, o motorista aquece o motor antes de sair com o carro.

Todos sabem dessa lição à exaustão. Somente o enfermo-enfermo dramatiza sua condição e exige mais cuidados quando já está curado. Na verdade, ele pensa que está sadio mas, por se fazer doente, está muito doente.

A oração e a meditação se faz para que se tenha um bom dia de aprendizado e trabalho, jamais para fazermos delas o sentido da vida, retirados e enclausurados numa pretensa pureza ou superioridade.

Saibamos fazer de todo tratamento de saúde o trabalho do corpo, mesclando-o com reflexões e meditações, que são a nutrição e a limpeza do espírito, para que a doença não nos precise convocar tantas vezes ao equilíbrio.

Maurício Zomignani

Originally posted 2017-10-14 05:00:14.