Hipocrisia na Fé

Ter fé significa mais do que sentir segurança de não sermos obra do acaso; ela remete à humildade de admitir que existe um Criador todo poderoso que nos deu a vida e auxilia a evoluir; leva a reflexões sobre moralidade e virtudes que tornam a vida de todos, melhor; faz idealizar o futuro feliz através da sua conquista por mérito. Sim, ter fé é muito bom.

No entanto, ilude-se aquele que pensa que somente as pessoas que sentem fé merecerão esse lugar especial na realidade espiritual. Essa ideia é pedra de tropeço para muitas pessoas. Creem-se salvas por conhecerem Deus e amarem Jesus, esquecendo que é parte fundamental da fé a atitude coerente com a crença.

O Brasil é eminentemente um país de pessoas crentes em Deus. Católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, entre outros, todos cristãos, são maioria da população. Mesmo assim temos corrupção intensa em todos os níveis sociais, assassínio, roubo, furto, traição, maledicência, inveja, egoísmo, orgulho, sempre se dá um jeitinho de sair bem … se há tanta fé e tantos abusos diretos e indiretos contra a vida alheia, natureza e sociedade, então é óbvio admitir que dentre tantos criminosos, muitos são teístas que violam as leis divinas de diversos modos.

“Seja teu sim, sim, e teu não, não.” (Mateus 5:37). Essa é a orientação, mas não tem sido assim. Hipocrisia ainda é o ponto forte de certas pessoas de “fé”. Palavras bonitas pairam em seus lábios enquanto suas mãos permanecem escondidas evitando a ação e seus pensamentos agitam-se na vontade de vingarem-se e aproveitarem-se do próximo.

Há descrentes que fazem mais o bem que muitos religiosos, não o fazem para garantir lugar no céu no qual não creem. Eles agem por amor à humanidade, ao próximo, à natureza de forma honesta, não por desejarem fazer uma barganha com a divindade. Não enganem-se acreditando que uma pessoa é necessariamente má por ser ateísta, há muitos maus que têm fé em Deus. Não é certo apontar o dedo julgando a falta de fé alheia quando a nossa própria fé pode, tantas vezes, ser questionada por nossa falta de ação.

O mundo não está melhor por timidez dos bons, diz “O Livro dos Espíritos” (pergunta 932). Quando quiserem, os bons predominarão. É, os espíritos sabiam do que falavam: ainda falta ATITUDE a muitos que têm FÉ. Isso é hipocrisia.


Por: Vania Mugnato de Vasconcelos 

fonte: http://espiritismosemmelindres.blogspot.com.br/